terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Vermifugação de Cães e Gatos


Esse é um post que poderia se tornar chato, muuuito chato e extenso, até porque no curso de veterinária estudamos 2 disciplinas referentes a esses animais inconvenientes.

Os endoparasitas considerados mais desenvolvidos são aqueles que vivem no corpo do hospedeiro por anos sem causar nenhum sintoma clínico. Pois é, seu animal pode estar com uma dessas "coisas" e não tem sinal algum, como diarréia ou vômitos. Por isso, é importante manter a vermifugação sempre em dia.

Quando a cadela ou a gata ficam prenhas, elas ficam mais susceptíveis a adquirir verminoses, e se elas já os tem, vão passar larvas/ovos para os filhotinhos. Portanto, um dos cuidados importantes antes de colocar as fêmeas pra cruzar é fazer a vermifugação, ou então vermifugar durante a gestação.
De qualquer forma, o filhotinho deve ser vermifugado com 2 semanas de vida; filhotes são mais sensíveis à verminoses e as adquirem com mais facilidade. Portanto, deve-se repetir a vermifugação com 4, 8 e 12 semanas.
Depois disso, é indicado que o animal seja vermifugado de 6 em 6 meses, alguns médicos veterinários recomendam até que seja de 4 em 4 meses.

Existem 2 esquemas de vermifugação: O mais simples, que é uma dose (a quantidade equivalente ao peso do seu animal) e repetir esta mesma dose 15 dias depois.
Este esquema controla a maioria dos vermes chatos e redondos, mas não faz o controle de protozoários, como a giárdia (o bichinho da imagem lá de cima), que é um parasita bastante inconveniente. Causa diarréia, as vezes vômitos e pode levar o animal a morte, principalmente se for filhote.
Tem vários vermífugos que são de amplo espectro e combatem a giárdia, entre eles, Panacur, Endogard, Drontal plus e outros que seu veterinário indicará. Para que os protozoários sejam eliminados, é necessário que a vermifugação seja feita da seguinte forma: Dar 1 dose por dia, durante 3 dias. Dar um intervalo de 15 dias, depois repetir essa mesma dose por mais 3 dias.
Para as minhas amigas gateiras de plantão: Para gatos, o vermífugo que pega a giárdia é o Dipilex, segundo pesquisei, é o único eficaz comparado a várias outras marcas. O esquema é o mesmo que para os cães, 1 dose por dia, 3 dias seguidos, intervalo de 15 dias, mais 3 dias de vermifugação.

Existe também a vacina contra giárdia, mas só serve para cães, podendo ser aplicada a partir dos 2 meses. Maaaas, ela está em falta no mercado, a Fort Dodge a retirou pela necessidade de algum reajuste na formulação.

*Observações: - Para cães que vivem no litoral, ou que vão para o litoral, é importante que o vermífugo o proteja contra o verme do coração. Cito aqui o Endogard.
- Algumas doenças parasitárias podem ser zoonoses, como a giardíase (que costuma ser grave em humanos) e o bicho geográfico, que é uma larva de um verme do cão que geralmente pegamos na praia ou areia de parques, através de fezes de cães. As larvinhas fazem um "mapa" em nossa pele e coça muito! (eu já peguei uma vez que fui à praia). Entre outros vermes que podem acometer crianças que entram em contato com fezes de cães.
- Para alguns vermes, existe a proteção também por medicamentos pour-on (aqueles que são aplicados na nuca) mas como eles são principalmente para o controle de ectoparasitas, vou deixar para o próximo post!

Beijinhos aos leitores e cheirinho pros bichinhos! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Au Au! Miau Miau!